CONHECIMENTO QUE ULTRAPASSA FRONTEIRAS: PROFESSORA DA UNIFUCAMP, ME. MARDELI DA MATA, É COAUTORA DE OBRA JURÍDICA NACIONAL SOBRE OS 200 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

04/06/2025

A coordenadora do curso de Direito da Unifucamp, professora Me. Mardeli da Mata, participou do lançamento da obra coletiva “200 Anos do Direito Constitucional Brasileiro”, promovida pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), órgão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento aconteceu no dia 2 de junho (segunda-feira), na sede da escola judicial, em Belo Horizonte.

A professora é coautora do livro com o artigo “A educação ‘ainda’ é um direito social”, que foi selecionado por edital e integra a coletânea lançada em comemoração ao bicentenário da primeira Constituição Brasileira, de 1824. A obra, que reuniu 34 artigos selecionados entre mais de 90 submissões, também conta com contribuições de renomados juristas nacionais e internacionais, como o professor Dr. Ives Gandra Martins e o Dr. Gabriel José de Orleans e Bragança, membro da família imperial brasileira.

Durante a solenidade, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, presidente do TJMG, destacou a importância do livro:

“Essa obra orgulha o Tribunal por abordar um tema relevante e reunir artigos de altíssima qualidade. A EJEF, sem falsa modéstia, é a melhor escola judicial do país.”

Segundo Mardeli, participar da publicação foi uma grande honra:

“Trata-se de um tema de grande relevância, além de uma oportunidade de aprendermos com o passado, avaliando erros e acertos que nos permitem pensar no futuro. A obra é um marco para a cultura jurídica de Minas e do país.”

Parabenizamos a professora Mardeli por essa importante conquista! Um orgulho para toda a Unifucamp e um exemplo do alto nível dos nossos docentes, que se destacam também na produção científica e contribuem para um ensino cada vez mais qualificado.

O artigo da professora pode ser acessado na versão digital do livro, disponível na Biblioteca do TJMG.  Clique aqui para acessar