Capa Memorial Mário Palmério

História e Memória

Quem foi Mário Palmério

Camila Cantóia Dorna

Mário de Ascenção Palmério nasceu em Monte Carmelo/MG, em 1º de março de 1916, e faleceu em Uberaba/MG, em 24 de setembro de 1996. Professor, romancista, político, compositor e musicista, Mário Palmério foi um grande visionário na área da educação. Em uma época em que poucos tinham a oportunidade de estudar, ele abriu escolas no interior de Minas Gerais, em Uberaba, com a intenção de democratizar o ensino. Continue lendo…

Do Campus VI da UNIUBE à FUCAMP – O maior legado de Mário Palmério para Monte Carmelo

Luciano Limírio Carvalho – Professor da FUCAMP e ex-coordenador do Campus VI da Uniube em Monte Camelo

Monte Carmelo pode hoje muito se orgulhar de possuir uma faculdade de excelente nível e que tem em seu nome, uma homenagem a um dos carmelitanos mais ilustres que esta terra já teve.

E por que falar deste personagem?

É simples. A FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério, tem a sua existência lastreada no sonho de Mário de Ascenção Palmério, educador, escritor, político, tendo sido Deputado Federal e Embaixador do Brasil no Paraguai, membro da ABL – Academia Brasileira de Letras, e que nasceu em Monte Carmelo no dia 1º de março de 1916 e faleceu no dia 24 de setembro de 1996, tendo sido sepultado em nossa cidade, por imposição da vontade do próprio Mário Palmério, em ato lavrado em escritura pública em vida. Continue lendo…

Homenagens de Monte Carmelo a Mário Palmério

Marlon Pires – Aluno do 3 Período do Curso de Letras

Mário Palmério foi um carmelitano digno de homenagens. Durante toda a sua vida ele atuou em prol da sociedade e do desenvolvimento das pessoas. Antes de falecer, Palmério manifestou grande vontade que o Campus VI da Uniube fosse doado ao povo de Monte Carmelo, para se transformar na primeira faculdade da cidade, e que recebesse o seu nome.

Após sua morte, em 1996, aos 80 anos, seu filho, Marcelo Palmério, faz valer a vontade do pai e dá início a esse processo de transação. Em homenagem ao grande carmelitano Mário Palmério, a Prefeitura de Monte Carmelo, na gestão do Prefeito Saulo Faleiros Cardoso, criou o “Conservatório de Música Mário Palmério” que foi instalado no Campus VI da Uniube e inaugurado em 17 de maio de 1997, sendo dirigido pelo tecladista e violonista Donizete Rosa. Continue lendo…

FUCAMP é resultado da força e união dos carmelitanos. Ela faz parte da minha história e de centenas de outras histórias pessoais e profissionais que só aconteceram e acontecem porque a FUCAMP existe. Meu contato com esta instituição deu-se antes mesmo da sua criação. Fui aluna do curso de Pedagogia do Campus VI da UNIUBE e, naquela época, não imaginava que minha trajetória estaria interligada a da criação, nascimento e consolidação de uma Faculdade que mudaria a vida cultural, econômica, educacional e social de Monte Carmelo e cidades vizinhas. Continue lendo…

A importância do curso de Letras

Roselaine das Chagas – Professora da FUCAMP

É com grande alegria e satisfação que uso este espaço para  falar sobre o  curso de Letras da Fucamp.  Sinto-me muito feliz e honrada por trabalhar no curso e por tê-lo como minha formação profissional. Foi o primeiro curso da faculdade e que deu início às atividades da FUCAMP em Monte Carmelo, teve início em 2000 e já possui 15 turmas formadas. Eu considero o profissional de letras, privilegiado, pois ele trabalha com aquilo que temos de mais precioso e poderoso, que é a linguagem, nosso instrumento de comunicação e sobrevivência. Sabemos da necessidade e importância de dominar bem o nosso idioma para vivermos em sociedade. Neste mundo tão desafiador e exigente é  preciso que tenhamos a habilidade de usar a palavra, que saibamos escolhê-la para atingir nossos objetivos e conseguirmos conviver bem com as pessoas. Continue lendo…

Guardião MP

por Neusa Naves

Mário Palmério, Monte Carmelo também é tua
Tu grande homem das letras
Do Triângulo Mineiro
Foi fundador do Liceu
Da criação das Faculdades Integradas de Uberaba
Continue lendo…

Conheça mais sobre Mário Palmério