O FUCAMP CELEBRA DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO COM CICLO DE PALESTRAS

22/10/2018

O Dia do Engenheiro Agrônomo foi comemorado em alto estilo com muita informação de mercado e conhecimento arrojado, no Ciclo de Palestras ministrado por dois profissionais da área, no Anfiteatro da FUCAMP.

Na palestra “Manejo Biológico e Inovações Tecnológicas no Controle de Pragas”, José Lusimar Eugênio, coordenador técnico da AMIPA, apresentou dados e exemplos de como a inovação no controle de pragas agrícolas tem beneficiado todo o sistema. “O uso de inimigos naturais é um método sadio que promove o aumento da produtividade sem agredir o meio ambiente, com a preservação de recursos naturais e a sustentabilidade dos agroecossistemas”.

Para ele quanto mais os novos profissionais conhecerem os diferentes tipos de manejos e dominarem as técnicas, sabendo quando integrá-las, mais sustentável será o planeta. “Hoje há um grande apelo da população por produtos saudáveis e a disseminação do controle biológico além de ser uma prática agroecológica favorece a produtividade das culturas. As pragas estão cada vez mais resistentes a produtos químicos e promovem o surgimento de novas pragas”, alertou o palestrante.

Cafeicultura e Projeto Educampo

Luiz Gustavo Rabelo, Consultor Educampo/SEBRAE proporcionou a todos os ouvintes uma verdadeira aula sobre a importância da cultura cafeeira em âmbito mundial, enfatizando a supremacia brasileira e a relevância do café de nossa região; e pontuou as oportunidades de avanço na profissão para quem está atento à inovação e aos conceitos gerenciais que otimizam a produção.

Ele também apresentou cases do Projeto Educampo, que comprovaram a eficácia da metodologia aplicada pelo Sebrae na administração e nos resultados das propriedades que participam da iniciativa. “Este é um modelo de gestão que valoriza o profissional de agronomia porque o capacita a ter uma visão mais ampla do agronegócio e o possibilita a novas perspectivas de trabalho com o domínio da área gerencial”, concluiu.

Eventos em Sintonia com o Mercado

Os contínuos eventos promovidos pela Fucamp são mais um diferencial de sua metodologia de ensino. Com este Ciclo de Palestras, a comemoração do Dia do Engenheiro Agrônomo proporcionou maior aproximação dos alunos com as práticas e inovações do mercado; gerou mais conhecimento e oportunidades de aprimoramento.  É por isso que estudar na Fucamp faz diferença!