SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE LETRAS E PEDAGOGIA VALORIZA A EDUCAÇÃO

19/11/2018

De 5 a 13 de novembro aconteceu o Seminário Interdisciplinar dos cursos de Letras e Pedagogia, no Anfiteatro da FUCAMP. A atividade é um dos principais eventos de consolidação do aprendizado acadêmico, que reúne e integra os conhecimentos adquiridos durante o semestre em cada disciplina.

Assim, estabelece um diálogo entre as áreas do conhecimento e permite a interação entre a teoria e a prática preparando, adequadamente, o universitário para as expectativas e exigências do mercado de trabalho.

OS TEMAS DO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM 2018

Com o foco nas demandas da educação e nos desafios do ensino-aprendizado, cada turma desenvolveu temas específicos para apresentação e discussão, integrando o aprendizado do semestre e aplicando o conhecimento adquirido em cada disciplina.

No primeiro dia do evento, os universitários do 6º período de Pedagogia analisaram as “Dez Novas Competências para Ensinar”, propostas no livro de Philippe Perrenoud. O suíço discorre sobre as novas competências para o professor do século 21, com o olhar para a diversidade dos alunos.

“Carta a um Jovem Professor”, de Philippe Meirieu, foi o tema do 4º período de Letras. Um livro enriquecedor e apaixonante que inspira iniciantes e veteranos, com uma análise profunda sobre a essência da educação e a
escolha da profissão.

“O Sentido da Escola”, de Nilza Alves e Regina Leite Garcia, foi abordado no trabalho do 4° período de Pedagogia, também. As autoras destrincham as temáticas que norteiam da lógica do cotidiano da educação às práticas da
docência; além de analisar as redes educativas e a influência do uso de artefatos no incentivo da criatividade e do aprendizado.

O trabalho apresentado pelos graduandos do 2° período de Pedagogia trouxe a análise do livro “Como Me Fiz Professora”, organizado por Geni Amélia Nader Vasconcelos. Dividido em 8 capítulos, de autores diferentes, conta a
história da escolha por ser professor e mostra os desafios, os sonhos e as realizações de cada, provocando uma reflexão no leitor das potencialidades do ensino e da capacidade de transformação das circunstâncias e da sociedade através da profissão.

E no último dia do Seminário Interdisciplinar, o 2° período de Letras, fez a apresentação da análise de vários artigos voltados para a educação, finalizando o evento com uma visão abrangente, que sintetizou vários temas e discussões.

O SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PARA O ALUNO FUCAMP

As pesquisas e reflexões que integram o conhecimento do aluno favorecem o aprofundamento de temas e dos desafios vivenciados pela sociedade, aproximando a vida acadêmica da realidade profissional.

Além de um exercício que obriga ao educando integrar as disciplinas em um saber prático, oferece a análise crítica como meio de desenvolvimento intelectual e a oportunidade de recriar o saber.

As apresentações orais também desenvolvem importantes habilidades do educando na comunicação. E o intercâmbio do conhecimento entre os alunos, de todos os períodos dos cursos, favorece o relacionamento e a troca de informações.

Assim, o Seminário Interdisciplinar da FUCAMP concretiza seu propósito em total sintonia com a prática de ensino da instituição de transformar vidas pelo conhecimento.