ANAIS DA FUCAMP – V.8 (2023) – 6º Simpósio Pesquisa em Educação Curso de Pedagogia – 2022
PANDEMIA DE COVID-19 E LUTO: A EDUCAÇÃO, EMOÇÃO E PERDA
(Alessandra Ramos Ananias, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
O BULLYING NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Aline Loiane de Oliveira, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Ana Luiza Bernardes Dias, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS
(Andressa Souza Duarte de Paula, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NOS ANOS INICIAIS
(Daniela Silva Ramalho, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
(Deusuita Dias De Oliveira, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDHA
(Elenir de Melo Oliveira, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
GESTÃO ESCOLAR: PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA
(Fernanda Aparecida da Silva, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O AUTISTA
(Flávia Aparecida Marçal de Oliveira, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
DINAMIZAÇÃO DE AULAS E INCENTIVO PARA APRENDIZAGEM
(Gabriela de Fátima Almeida, Me. Gabriela de Fátima Almeida e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
(Gabriela Batista Araújo Cunha, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: CONQUISTAS E BARREIRAS
(Gabriela Rocha Messias, Me. Suzele Sany lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A RELAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O LÚDICO E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Geovana Aparecida Pereira Silva, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Isadora Batista Marra, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Izadora Cristina Moura Nogueira, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
(Karolayne Abadia de Souza Costa, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NOS ANOS INICIAIS
(Ketlen Stephani dos Reis Mendes, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A RELAÇÃO DOCENTE E A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Laiz Aparecida Ribeiro Diniz, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
ENTRE UM MUNDO E OUTRO O CONHECIMENTO SE ENTRELAÇA: UNINDO LAÇOS
(Larissa Freitas dos Santos, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
BULLYING NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Lidiane Mendes dos Santos, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Lucivânia Anselmo de Moura Oliveira, Me. Suzele Sany lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Maria Aparecida Gonçalves Dourado, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
CONSUMISMO, MÍDIA E INFÂNCIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO
(Maria Fernanda da Silva Brito, Me. Suzele Sany lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
BRINCANDO DESCOBRI OS SEGREDOS DO CONHECIMENTO SOBRE A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Marinalva da Silva Campos, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)
(Nathália Monteiro Martins, Me. Suzele Sany Lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ALEGRIA NECESSÁRIA
(Raiane de Fátima Pires de Oliveira Muniz, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS
(Raissa Keitliy Oliveira Araujo, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS
(Sabrina Carvalho Cunha, Me. Suzele Sany lacerda Alves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
A INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO REGULAR
(Sirley de Fatima Vieira, Me. Conceição Aparecida Alves Paulino e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
BRINQUEI ESTUDANDO, DIVERTINDO APRENDI (Tatiane Sayuri Nishimura, Me. Neusa Rosa Naves e Me. Heber Junio Pereira Brasão)
PARADIGMA DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL: ASPECTOS SOCIOJURÍDICOS E FILOSÓFICOS DO NEOLIBERALISMO E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (Duaoceulha Dos Reis Janacaro Moreira da Silva e Tiago Nunes da Silva)
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO PROJETO DE EXTENSÃO MOVA (Ana Paula Bernardes e Beatriz Nunes Santos)
Atividade Interdisciplinar: uma proposta de aprendizagem significativa (Roselaine das Chagas Fonseca e Beatriz Nunes Santos e Silva)
REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TICs NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 (Paulo Henrique dos Santos Rodrigues e Beatriz Nunes Santos e Silva)
REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA FALA NA ESCRITA (Marcela Silva Pereira e Beatriz Nunes Santos e Silva)
USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO A PARTIR DA TÉCNICA PUXE MAIS (Lorrany Matthely Dias Costa e Deyse Alves de Souza)
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (Juliana França Furtado e Beatriz Nunes Santos e Silva)
O USO DO LÚDICO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES EM LÍNGUA INGLESA NO DECORRER DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Liliane Cristina Ribeiro de Faria e Beatriz Nunes Santos e Silva)
FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO (Danyella Pereira Soares e Deyse Alves de Souza)
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO (Flávia Martins Costa Rodrigues e Deyse Alves de Souza)
A INFLUÊNCIA DA VIDA ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA (Dayane Rosa de Oliveira e Deyse Alves de Souza)
MUITO ALÉM DAS PALAVRAS: A LEITURA LITERÁRIA DENTRO E FORA DOS MUROS ESCOLARES (Betânia Fernandes Ramos e Deyse Alves de Souza)
O PAPEL DO DOCENTE NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC- NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA (Hugo Naves de Araújo e Deyse Alves de Souza)
A LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA (Raquel Borges Gomes Nunes e Roselaine das Chagas Fonseca)
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: BREVES REFLEXÕES (Maria Eduarda Nunes Cabral Santos e Roselaine das Chagas Fonseca)
O GÊNERO DISCURSIVO CONTO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 6° ANO (Kézia Cristina Borges da Silva e Roselaine das Chagas Fonseca)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIATÓPICA: BRASIL E OS DIFERENTES FALARES DA LÍNGUA PORTUGUESA (Gleice Rosa Martins Lima e Roselaine das Chagas Fonseca)
TRABALHO COM O TEXTO OU COM O GÊNERO NA AVALIAÇÃO DO ENEM? (Fábio Rodrigues de Matos e Roselaine das Chagas Fonseca)
O USO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS RECICLAVÉIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO LEM-INGLÊS (Bruna Amanda de Castro Silva e Roselaine das Chagas Fonseca)
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO TRABALHO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Dayanny Isthefany Fernandes de Souza, Profa. Beatriz Nunes Santos e Silva, Prof. Danilo Rischiteli Bragança, Profa. Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes e Profa. Patrícia Borges Silveira)
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA MENTAL (Norma Laura dos Santos, Profa. Beatriz Nunes Santos e Silva, Prof. Danilo Rischiteli Bragança, Profa. Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes e Profa. Patrícia Borges Silveira)
A VIOLÊNCIA DO BULLYING E A EDUCAÇÃO PARA A PAZ: VALORIZAÇÃO DA VIDA E FRATERNIDADE (Priscila da Silva Dias Naves, Profa. Beatriz Nunes Santos e Silva, Prof. Danilo Rischiteli Bragança, Profa. Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes e Profa. Patrícia Borges Silveira)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A REALIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE MONTE CARMELO (Virginita Elizabeth Mota Leite, Profa. Beatriz Nunes Santos e Silva, Prof. Danilo Rischiteli Bragança, Profa. Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes e Profa. Patrícia Borges Silveira)
A Relevância dos Gêneros Textuais no Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (Cristina Soares de Sousa, Heber Junio Pereira Brasão, Pollyany Regina Correia e Liliane Rodrigues Vaz)
Alfabetização Digital: Possibilidades e Desafios no Ambiente Escolar (Cristina Soares de Sousa, Heber Junio Pereira Brasão, Pollyany Regina Correia e Liliane Rodrigues Vaz)
Cadernos do Cárcere: Uma Análise Crítica da Hegemonia Cultural e do Papel dos Intelectuais (Heber Junio Pereira Brasão, Pollyany Regina Correia e Liliane Rodrigues Vaz)
Novas tecnologias digitais na escola: Desafios e oportunidades para o ensino-aprendizagem (Heber Junio Pereira Brasão, Pollyany Regina Correia e Liliane Rodrigues Vaz)
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Política de Privacidade .
Aceitar